Peru

Peru, oficialmente chamado de República do Peru, é um país sul-americano que possui fronteiras com diversos outros países e é banhado pelo Oceano Pacífico, e que vem se tornando, cada vez mais, um destino procurado pelos brasileiros e turistas de todo o mundo, principalmente, por conta da cultura inca e do santuário e cidade de Machu Picchu, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país.

Motivos para se falar do Peru existem de sobra, mas é melhor se ater a dois dos principais motivos do Gole & Gula: goles e gulas! E eis que o Gole & Gula acabou indo para o país vizinho e, como bom glutão que é, provou e aprovou os goles e gulas de lá e, como de costume, resolveu registrar por aqui… 🙂

O que você encontra para comer e beber neste país tão espetacular? O que você precisa saber que é tradicional? O que você vai experimentar nas suas próximas férias? O Gole & Gula resolveu deixar a sua percepção por aqui e, depois de algumas viagens de norte a sul deste país, mostrar o que você não pode deixar de experimentar nas suas andanças.

Apesar do território peruano não ser dos maiores, quando comparado com outros países da América Latina, o país possui diversos goles e gulas típicos e que são encontrados em todas as subdivisões do país, a começar pelo famoso pisco.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_00O pisco é uma bebida feita através da fermentação do suco da uva, produzido no litoral do Peru gera uma discussão interminável com o Chile sobre sua origem. O pisco é considerado a bebida símbolo do país, produto de exportação e que tem até um dia no calendário exclusivo pra sua comemoração (quarto domingo do mês de julho). É com essa bebida que grande parte dos drinks, ou como eles dizem “tragos” típicos são preparados, como por exemplo, o Pisco Sour, que leva pisco, limão, xarope, clara de ovo e gelo, sendo que uns bons goles desta iguaria o farão ficar leve e feliz… 🙂

Outro gole típico do Peru é a cerveja, muito tradicional também no Brasil, sendo que o exemplar peruano, normalmente, é bebido um pouco menos gelado e sendo encontrando na maioria dos bares e restaurantes, assim como o pisco. Existem algumas marcas no país e dependendo da região em que você estiver, porém, a melhor e mais famosa cerveja do Peru é a Cusquenã, podendo ser encontrada nos exemplares Pilsen e Trigo e que o Gole & Gula provou e aprovou!

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_01        Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_02Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_03Mudando para os goles não alcóolicos, a Chicha Morada é um suco de milho roxo que é servido gelado e possui um sabor de cravo e canela e que faz com que o sabor seja muito, mas muito doce. Sinceramente, o Gole & Gula gostou, porém, muitas pessoas podem achar um pouco enjoativo.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_04Fora isto, um dos destaques e goles inusitados do Peru é a Inca Kola, sendo um refrigerante de coloração amarela e feita de lúcia-lima, que é uma planta nativa da região. Para se ter uma ideia, o Peru é o único país latino americano onde a Coca-Cola não é líder de mercado. Interessante, não?

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_05

Dando continuidade aos goles, outra bebida típica e comum é o famoso chá de coca, muito recomendado para combater os efeitos da altitude em lugares como Cusco e Macchu Picchu, que estão em níveis muito superior ao do mar. Na opinião do Gole & Gula, o sabor não é dos melhores, mas vale experimentar e, com certeza, faz a diferença em algumas caminhadas na altitude, viu?

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_06Agora, falemos das gulas que, em resumo, possui uma ampla gama de ingredientes e cujos sabores acabam sendo bem únicos, lembrando que a batata e o milho estão em diversos pratos típicos do país.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_08        Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_09

Para começar, nada melhor do que falar do ceviche, certo? O ceviche peruano é feito com limão, cebola roxa, batata doce, milho, pimenta e peixe, possuindo diversas variações do com ingredientes específicos de cada região e sendo, normalmente, encontrado em qualquer restaurante do Peru. Vale ressaltar que a gula também pode ser com frutos do mar.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_07

Outra gula tradicional do Peru, o lomo saltado, traz um toque da influência da imigração oriental. A carne de vaca, cortada em finas tiras, é preparada com molho shoyu, tomate, cebola e temperos. Normalmente a carne é servida com algum tipo de batata ou tacu tacu, que é uma mistura de arroz e feijão.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_11 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_10Algo semelhante ao lomo saltado é o anticuchos, que é um espetinho feito de carne de alpaca ou lhama que, normalmente, vem acompanhado de arroz, legumes e batatas. Além disso, cabe mencionar que a carne de alpaca, muitas das vezes, costuma substituir a carne de vaca, sendo um pouco mais adocicada.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_12Ainda falando das carnes, outro prato curioso e típico é o Cuy, sendo muito comum na região de Cusco e cuja carne é do porquinho da Índia. Antigamente, a gula era consumida pelos incas como fonte de proteica e para complementar a dieta de batatas e milhos. A cabeça do animal, símbolo de sorte, era comida pelo patriarca. As crianças comiam as patas, enquanto as mulheres comiam o corpo. Hoje em dia, normalmente a carne é assada e servida cortada, sem a cabeça.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Peru_13 Além das carnes, o Peru possui diversos pratos provenientes de frutos do mar, com destaque para os camarões e lagostas, além de outras gulas típicas como a salada de quinoa, papa a la huancaína, ají de frango e o pimentão recheado, que é mais comum em Arequipa.

No caso do Peru, as sobremesas não possuem tanto destaque assim na opinião do Gole & Gula. Em diversas cidades, é possível encontrar o maná, que são uma espécie de docinhos de leite e gemas de ovos. Fora isto, é comum encontrar os suspiros com limão, cujo sabor é bem próximo do brasileiro. Mas, o melhor mesmo é focar nas gulas salgadas e mais tradicionais e nos goles de cerveja e pisco… 🙂

Todas as fotos foram tiradas pela equipe do blog Gole & Gula. Cópia ou reprodução proibida.