EUA

Os Estados Unidos da América, comumente conhecido como EUA, é dos países que mais atrai os turistas, não somente brasileiros, durante as mais diversas épocas do ano, sendo extenso e possuindo muitas diferenças culturais, geográficas, econômicas e políticas, similar a outros diversos países com extensos territórios.

Motivos para se falar dos EUA existem de sobra, mas é melhor se ater a dois dos principais propósitos do Gole & Gula: goles e gulas! E eis que o Gole & Gula acabou indo para a terra dos ianques e, como bom glutão que é, provou e aprovou os goles e gulas de lá e, como de costume, resolveu registrar por aqui… 🙂

O que você encontra para comer e beber neste país tão conhecido? O que você precisa saber que é tradicional? O que você vai experimentar nas suas próximas férias? O Gole & Gula resolveu deixar a sua percepção por aqui e, depois de algumas viagens por algumas regiões dos EUA, mostrar o que você não pode deixar de experimentar nas suas andanças.

Em todo o seu extenso território, os EUA possui a sua tradição de comidas típicas e que, comumente, são intituladas como fast food, e que inclusive são muito conhecidas e utilizadas por bares e restaurantes no Brasil, porém, possui uma cozinha internacional, devido ao fato de ser um país que abrigou e ainda abriga diversos povos.

Para dar início às gulas tradicionais dos EUA, é quase impossível não se lembrar da casadinha pizza e hambúrguer, né? Em quase qualquer bar, restaurante e até esquina de algumas cidades, é possível encontrar as mais diversas opções de pizzas e lanches no estilo fast-food, sendo que existem as opções mais clássicas e de franquias renomadas por todo o país, assim como as mais artesanais e que, aos poucos, foram ganhando destaque e que, inclusive, vem ocorrendo algo semelhante no Brasil. Estas duas opções não tem muito erro: são baratas e rápidas! As questões de qualidade ou até mesmo do sabor é outra discussão e acaba sendo muito do paladar de cada um.

                       

Além disso, nas tradicionais franquias, além dos bares e restaurantes dos EUA, é possível encontrar os mais variados estilos de petiscos e que, normalmente, são fritos e, obviamente, ornam muito bem com uma cerveja gelada. Dentre as opções, existem os tradicionais frangos fritos, bolinhos fritos, camarões fritos, palitos de mussarela empanados e fritos e por aí vai!

                                               

E, como não poderia faltar, o estado norte americano também é conhecido pelos fartos cafés da manhã que podem ser requisitados em muitos estabelecimentos e que, normalmente, são compostos por pães, waffles, bacons, linguiças ou salsichas, e ovos, como o exemplo da foto. Uma refeição para começar o dia nos conformes, viu?

Mas, além das gulas mais calóricas, como mencionadas acima, o país estadunidense possui opções mais leves e saudáveis e até semelhantes com o que se encontra no Brasil, com variados tipos de saladas e legumes, entradas, pratos a la carte com carne, peixe ou frango e que acabam compensando as outras gulas mais calóricas.

                

Além disso, um ponto que merece destaque nos EUA, em termos de gulas, são as provenientes de cozinhas internacionais e de outros países, em que é possível encontrar de tudo, principalmente, nas cidades maiores. As massas são as mais variadas possíveis e muito bem feitas em restaurantes italianos que, normalmente, ficam em bairros de descendentes da Itália. Da mesma forma, o país vizinho, México, proporciona ótimas opções de gulas em diversos bares, restaurantes e fast foods com cunho na culinária mexicana. E mais um exemplo que merece destaque são os restaurantes especializados na culinária do oriente médio, com gulas que são dignas de aplausos e de “quero mais”. E, obviamente, que são somente alguns exemplos do que pode ser encontrado de gulas de outros países neste país tão extenso e populoso.

                        

Quantas gulas, não? Mas, aqui, foi só um breve relato das possibilidades existentes e que podem ser encontradas no país. Existem muitas outras gulas, mas seria complexo ficar descrevendo e falando de todas, até porque existem particularidades de algumas regiões e estados dos EUA.

Agora, é o momento de falar dos goles, certo? Antes de qualquer gole alcóolico, não tem como não mencionar os tradicionais refrigerantes de grandes marcas que assolam o país e que também invadem o mundo todo, porém, existem alguns inusitados, como constam em algumas fotos acima, como o Dr. Pepper, que é um refrigerante que lembra um gosto de aniz, e Root Beer, que não é cerveja e sendo um refrigerante muito consumido em algumas cidades do país. Fora isto, os EUA também são famosos por terem os mais diversos tipos de sucos, cuja maioria é industrializado, assim como blends de cafés, de diversas marcas e países, e milk-shakes, que também acabam sendo uma ótima sobremesa!

No quesito de goles alcóolicos, o país norte americano possui uma bela variedade de cervejas e chopes industrializados e artesanais, tanto de cervejarias locais como internacionais, sendo uma das bebidas prediletas dos turistas, assim como do povo local. Ao ir em algum bar, restaurante ou pub, é muito comum encontrar os famosos pitchers, que são jarras em que os chopes podem ser requisitados e que normalmente são de 1 litro, o que facilita compartilhar entre mais pessoas.

                       

Fora os goles variados de cervejas e chopes, o país norte americano também possui uma variedade interessante de coquetéis e drinks, sendo alguns do próprio país e outros meio que adaptados do país vizinho, que é o México. Em bares e restaurantes, é possível requisitar os mais variados coquetéis, que normalmente, são bem doces e fazem uso de diversos tipos de bebidas, como vodca, rum, whisky, tequila e outros.

               

Além disso, vale mencionar que, cada vez mais, os EUA vêm se tornando referência na produção de vinhos, principalmente, de algumas uvas específicas como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, e Zinfandel, com mais de 90% concentrado na região da Califórnia.

Antes de terminar este breve relato de goles e gulas, cabe mencionar das sobremesas, principalmente, para àqueles que gostam de uma guloseima… hehehehehehe…

No caso dos EUA, as sobremesas são as mais variadas possíveis, como: bolachas, cookies, brownies, sorvetes, milk-shakes, chocolates e diversos outros produtos que, muitas das vezes, acabam sendo industrializados, como muito do que vem do país.

Todas as fotos foram tiradas pela equipe do blog Gole & Gula. Cópia ou reprodução proibida.
O relato é com base em uma ou mais experiências que a equipe do blog visitou o local, sendo a opinião única e exclusiva do blog Gole & Gula.