Chile

Chi chi chi le le le! E viva o Chile! Uma conhecida expressão dos brasileiros para falar sobre um dos países vizinhos na América do Sul, que é o Chile. Um país com diversas e diferentes paisagens em seu território extenso e que faz com que seja e venha, cada vez mais, se tornando destino de turistas dos mais variados locais do mundo.

Motivos para se falar do Chile existem de sobra, mas é melhor se ater a dois dos principais motivos do Gole & Gula: goles e gulas! E eis que o Gole & Gula acabou indo para o país vizinho e, como bom glutão que é, provou e aprovou os goles e gulas de lá e, como de costume, resolveu registrar por aqui… 🙂

O que você encontra para comer e beber neste país tão espetacular? O que você precisa saber que é tradicional? O que você vai experimentar nas suas próximas férias? O Gole & Gula resolveu deixar a sua percepção por aqui e, depois de algumas viagens de norte a sul deste país, mostrar o que você não pode deixar de experimentar nas suas andanças.

Em todo o seu extenso território, o Chile possui dezenas de comidas típicas, com ingredientes de frutos do mar a diferentes tipos de carne, além de sanduíches, frutas e massas. Apesar dessa imensa variedade de comidas típicas, são poucas as que realmente estão em todas as regiões do país, como no frio da Patagônia, nas praias da costa de Vinã del Mar e Valparaíso, ou na região mais seca do mundo de San Pedro de Atacama.

Antes de falar das gulas em si do Chile, cabe mencionar que em qualquer refeição que for realizada em algum bar ou restaurante, é servido uma espécie de couvert como cortesia, que é uma cesta de pães da casa, pebre (molho típico) e manteiga. Isto ajuda e muito a abrir o apetite, viu? E é uma delícia… 🙂

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_00

Como mencionado, o Chile é um país extenso em termos de território e possui uma costa enorme, onde são encontrados diversos frutos do mar, peixes, e crustáceos, que estão entre os alimentos mais procurados pelos turistas. Alguns frutos do mar extraídos de lá são considerados entre os melhores do mundo, como o caso do marisco e da centolla, uma espécie de caranguejo gigante, um dos destaques do Mercado Central em Santiago e que, sinceramente, é algo bem para turista, ou seja, caro! Uma opção bem comum e que o Gole & Gula acabou degustando, foi o peixe congrio, que é utilizado em diversos pratos e, principalmente, com combinações inusitadas, como a experimentada em Santiago e no restaurante Água para Chocolate, que foi um congrio com creme de espinafre e cuja combinação estava fantástica! Ahhhh… e sem se esquecer do famoso e tradicional ceviche que apesar de ser peruano também é comum no Chile. Aliás, devido às características do país em possuir peixes e frutos do mar frescos, qualquer prato envolvendo algo do mar vale a pena!

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_11

Em todo o país, é possível encontrar a chorrillana, que é um dos favoritos do próprio povo chileno, composto por uma grande porção de batatas fritas, coberta com cebola (também frita), ovos mexidos e carne refogada. Além disso, é servida com uma porção de pebre (molho típico chileno) e costuma ser acompanhada de uma cerveja bem gelada. Neste caso, cabe ressaltar que existem variações com frango, carne de porco e um misto de todo. Independente da carne, a pedida é válida e, sem dúvidas, que será mais de uma vez durante toda a viagem… 🙂

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_05

Fora isto, é bem comum comer algumas gulas como o lomo a lo pobre ou bisteca a lo pobre, composto por bife, batata e cebola fritas que são cobertas por um par de ovos também fritos, sendo algo bem próximo à um PF brasileiro de arroz com feijão e bife, e que acaba sustentando bastante, ainda mais nos dias de muitas atividades.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_06 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_07

E, obviamente, também existem as famosas empanadas e a antiga rixa com os hermanos argentinos de quem realmente inventou a gula, a tradição e outros aspectos. Independente disso, o Gole & Gula estava muito mais interessado em degustar da iguaria e dos seus diversos sabores do que saber se, de fato, foram os argentinos ou chilenos os responsáveis por ela… hehehehehe…

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_08

A dica do Gole & Gula com relação aos diversos sabores encontrados no Chile é comer a empanada de pino, recheada com carne cortada em cubos, cebola, azeitona, passadas e ovo cozido. Sinceramente? É fantástica! Não tem como não gostar!

Em alguns centros urbanos e regiões, outra gula muito comum de ser encontrada é o completo, que é um cachorro quente chileno e que, normalmente, são servidas em barraquinhas de rua. No Chile ainda não surgiu a “moda” dos “food trucks” o que, sinceramente, é muito melhor na modesta opinião do Gole & Gula, sendo algo simples, barato e gostoso! Dentre os mais requisitados, existe o sabor Italiano, que leva a famosa palta, que é uma pasta de abacate que os chilenos usam em muitas gulas. O sabor é bem interessante e vale a pedida para matar a fome de leve ou dar uma segurada durante o dia e nos passeios pelo país.

     Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_23       Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_09

E por último, mas não menos importante, o Gole & Gula também não poderia deixar de destacar o pastel de choclo, que é uma torta feita com milho moído, carne, cebola e pequenos pedaços de frango, ovo cozido e passas, sendo uma gula assada e que, sinceramente, foi o destaque de gulas da viagem. O sabor do prato é fenomenal e vale a pedida, apesar de não chamar tanto a atenção na aparência inicial.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_01 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_02 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_03

Quantas gulas, não? Mas, aqui, foi só um breve relato das possibilidades existentes e que podem ser encontradas no país. Existem muitas outras gulas, mas seria complexo ficar descrevendo e falando de todas, até porque muitas são mais específicas de uma determinada região do Chile, assim como ocorre no Brasil.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_04 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_10 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_12 Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_14

Mas, falemos dos goles, certo? Em muitos dos passeios pelas cidades chilenas, é comum ouvir que “os chilenos gostam e muito de beber” e, de fato, o Gole & Gula comprovou isto, pois a bebida alcóolica está presente em cada uma das gulas e acaba sendo consumido como água. Apesar disso e como curiosidade, é proibido beber qualquer bebida alcóolica na rua e, em paralelo, é comum que alguns estabelecimentos também não permitam que você só peça bebidas, sendo necessário, também, pedir algo para comer. Neste caso, depende da classificação dos estabelecimentos que, em resumo, é o mesmo que o alvará de funcionamento aqui no Brasil.

O povo chileno adora o vinho e, obviamente, pode se vangloriar de ter ótimos exemplares de diversas vinícolas nas proximidades de Santiago e com preços extremamente acessíveis e que, inclusive, estão se tornando cada vez mais referência em terras brasileiras e até europeias.

                Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_27           Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_21

Outra bebida tradicional, além do vinho, é o pisco ou a variedade “pisco sour”, que é um licor preparado com suco de limão, açúcar e clara de ovo. No caso do pisco, o mais comum é misturar com sucos ou refrigerantes, sendo semelhante à vodca.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_22A cerveja também é muito popular, e não foge do padrão sul-americano de cervejas, sendo fracas e leves, mas não tão boas quanto as “pilsen” brasileiras. Se quiser beber uma cerveja melhor, terá que abrir a mão e pagar algo a mais, ou então tomar uma Cristal, que é um pouco melhor, sendo a cerveja dos hermanos argentinos. Mas, na humilde opinião do Gole & Gula, os melhores goles são das outras bebidas, principalmente, os vinhos e os piscos.

          Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_17           Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_18

          Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_19           Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_20

Mas, os goles ainda não acabaram, viu? Uma outra tradição no Chile e que, sem dúvidas, qualquer turista ficará curioso em experimentar é o “terremoto”, um famoso coquetel chileno, preparado com vinho doce e sorvete de acabaxi. Normalmente, é servido numa jarra grande e com uma colher para poder mexer o sorvete na bebida e compartilhar com outras pessoas. O sabor nos primeiros goles é interessante, mas depois fica enjoativo e, na opinião do Gole & Gula, não dá para beber muito disso, pois o seu estômago irá pedir arrego.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_24Além deste coquetel tradicional, é comum encontrar variações de mojitos com algumas frutas, principalmente, em bares, sendo que os copos costumam ser grandes e com preços bem justos e que valem a pedida, viu? Aliás, dependendo do dia, será o combustível da noite, de diversão e de muitas risadas… 😉

                  Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_28                    Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_29

Um outro gole encontrado nas ruas e em diversas cidades e que, inclusive, pode ser até enquadrado como uma sobremesa é o mote, uma espécie de suco caramelizado, com pedaços de pêssego e grãos, sendo muito barato e acessível à todos. Apesar da aparência estranha, o sabor é diferente e bom. Nada de espetacular, mas vale experimentar pelo menos uma vez… 🙂

SONY DSCPara fechar o relato dos goles chilenos, nada melhor do que mencionar sobre o famoso “café com piernas”, que é conhecido e tradicional na cidade e capital Santiago. Em resumo, é um conceito ou estilo adotado por alguns cafés no centro da cidade que oferecem diversas bebidas, e obviamente café, através de atendentes e garçonetes com roupas curtas, para que os clientes possam dar àquela conferida nas pernas das moças. Os locais costumam possuir uma espécie de passarela mais alta para que os clientes, de fato, consigam ver as pernas entrelaçando entre um andar e outro.

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_25Uma curiosidade e premissa sobre o fato de uma cafeteria ser “café com piernas” é que o local precisa ter um nome vinculado à algo que faça referência ao calor, como praia. Logo, Café Caribe, Café Haiti, Café Ipanema e outros que fazem alusão à locais de calor são os que podem, de fato, aplicar o conceito “café com piernas”. Fora isto, é um ambiente mais voltado ao público masculino, apesar de atualmente algumas mulheres frequentarem tais cafeterias, e existe a lenda de que em alguns e em um dado momento do dia, as mulheres podem até tirar uma peça de roupa, o que é conhecido como o “minuto feliz”. E, por último, também existe a lenda de alguns destes cafés também funcional como “night clubs”, onde rola uma certa prostituição, e que através de uma rápida pesquisada na internet, é possível encontrar fontes falando a respeito.

Antes de terminar este breve relato de goles e gulas, cabe mencionar das sobremesas, principalmente, para àqueles que gostam de uma guloseima… hehehehehehe…

No caso do Chile, as sobremesas não possuem tanto destaque assim na opinião do Gole & Gula. Em diversas cidades, é possível encontrar as chilenitas, que são uma espécie de bolachas recheadas com doce de leite que podem vir com coco ralado. O sabor é bom, mas nada de grandioso. Fora isto, é comum encontrar churros em alguns restaurantes e carrinhos na rua, e muitas tortas e doces à base de leite e chocolate, como alguns experimentados pelo Gole & Gula durante a viagem. Mas, o melhor mesmo é focar nas gulas salgadas e mais tradicionais e nos goles de vinho e pisco… 🙂

Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_26Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_16Gole_&_Gula_Pelo_Mundo_Afora_Chile_15

Todas as fotos foram tiradas por Breno Cavalcanti, entre 2011 e 2015. Cópia ou reprodução proibida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *