Argentina

A tradicional terra dos los Hermanos e um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros, principalmente, por conta da facilidade de voos e proximidade de muitos estados do Brasil. A Argentina é um país com diversas e diferentes paisagens em seu território extenso e que faz com que seja e venha, cada vez mais, se tornando destino de turistas dos mais variados locais do mundo e não somente do Brasil.

Motivo para se falar da Argentina existe de sobra, mas é melhor se ater a dois dos principais motivos do Gole & Gula: goles e gulas! E eis que o Gole & Gula acabou indo para o país vizinho em mais de uma ocasião e, como bom glutão que é, provou e aprovou os goles e gulas de lá e, como de costume, resolveu registrar por aqui… 🙂

O que você encontra para comer e beber neste país tão espetacular? O que você precisa saber sobre o que é tradicional? O que você vai experimentar nas suas próximas férias? O Gole & Gula resolveu deixar a sua percepção por aqui e, depois de algumas viagens por algumas regiões deste país, mostrar o que você não pode deixar de experimentar nas suas andanças.

Em todo o seu extenso território, a Argentina possui dezenas de comidas típicas e regionais, apesar da maioria dos turistas se aterem e costumeiramente buscarem as carnes, vinhos, doces de leite e alfajores. Porém, a ideia aqui do relato do Gole & Gula é explorar um pouco mais!

Antes de falar das gulas, comecemos pelos goles e, como mencionado anteriormente, a Argentina possui um belo renome internacional por conta dos seus ótimos goles de vinhos e, principalmente, da uva Malbec, originária da França, mas que acabou caindo muito bem em algumas regiões do clima argentino, com destaque para os arredores de Mendonza. Fora isto, em algumas regiões, a uva Bonarda também é famosa, sendo originária da Itália e, recentemente, os vinhos brancos Torrontés também passaram a ganhar destaque, sendo mais oriundos da região de Cafayate e Salta.

                                                         

Mas, os los hermanos também sabem fazer e gostam de uma cerveja gelada, assim como os brasileiros, sendo possível encontrar algumas marcas tradicionais e outras regionais e que, na opinião do Gole & Gula, valem e muito a pedida!

                                           

No quesito de gulas, é impossível não começar a falar sobre as tradicionais parrilladas e os cortes de carnes argentinos, sendo que o primeiro é uma seleção de diferentes carnes assada na grelha (os garçons às vezes perguntam qual é a preferencia do freguês, outras vezes não) e geralmente vem um pouco de tudo. Antes de pedir uma parrillada, vale a pena consultar que tipo de carne traz e, se for possível fazer alguma mudança desejada, dependendo do gosto do cliente. O prato vem num braseiro ou fogareiro de quatro pés com fogo por baixo para manter tudo bem quente e é colocado no centro da mesa ou num canto. Normalmente, as parrilladas são acompanhadas com saladas ou batatas fritas, além de molho chimichurri e o salsa criolla, que se assemelha à um vinagrete dos brasileiros.

       

No quesito de cortes, cabe mencionar que existem algumas diferenças em relação às carnes e o churrasco brasileiro, sendo os principais: bife de chorizo (contrafilé, sendo um dos mais famosos por conta da sua suculência), chorizo (linguiça), asado de tira (costela), vacio (fraldinha), chinchulines (intestinos), morcilla (chouriço de sangue), tapa de cuadril (picanha), lomo (filé mignon), bife ancho (filé de costela).

                

Como podem ver pelas fotos, a apresentação e a suculência dos cortes é algo de tirar o chapéu para o país vizinho, mas que acaba sendo muito diferente da nossa cultura em fazer um churrasco ao longo do dia e aproveitar entre amigos. De qualquer forma, ambas as experiências são mais do que válidas!

Mudando da gula mais tradicional da Argentina para as menos conhecidas, o país proporciona ótimas saladas com grãos, como a quinoa ou o trigo, além de caldos e sopas, como aspargos e abóbora, o que normalmente servem para abrir o apetite numa refeição e que também valem a pedida!

        

E o que falar das empanadas argentinas? Estas acabam disputando o espaço com as tradicionais empanadas chilenas, com a diferença de que costumam ser menores e privilegiando alguns ingredientes, como carne, cebola caramelizada e queijo, além de poderem ser encontradas assadas ou fritas.

       

Indo ao Norte e Noroeste do país hermano, é possível encontrar algumas gulas bem diferentes e que o Gole & Gula ficou mais do que surpreso, como as humitas – pamonhas que normalmente são temperadas com cebolas e queijo de cabra – o choripán – lanches de pão com linguiça, sendo ótimos para uma refeição rápida – o locro – um ensopado preparado à base de abóbora, feijão e milho – a cazuela – ensopado feito com carne de lama – a milanesa – bife à milanesa que vem acompanhado de queijo, ovo, batata, tomate e outros legumes – e o matambre – um bife consumido recheado e parecido com um rocambole de carne.

                                        Quantas gulas salgadas, hein? Fica até complexo escolher o que pedir! Logo, numa viagem ao país argentino, tente variar e se programar para experimentar ao máximo, pois os sabores são bem diferentes e únicos!

E eis que ainda existem as ótimas gulas doces da Argentina, a começar pelos diversos tipos de doce de leite que, muitas das vezes, são acompanhados com outras iguarias, como os ótimos sorvetes – que fazem alusão aos italianos – os crepes e as medialunas – que são consumidas em qualquer hora do dia e sendo uma ótima pedida para um café da manhã ou mesmo um chá da tarde. Além disso, o país argentino conta com ótimas sobremesas e que, normalmente, envolvem chocolate e, obviamente, os tradicionalíssimos e renomados aljafores.

                Tenso, não? Pois quando forem à Argentina e seus diferentes territórios, preparem-se, pois os goles e gulas são um destaque à parte e vão te deixar com saudades de voltar o quanto antes ao território Hermano… 🙂

Todas as fotos foram tiradas pela equipe do blog Gole& Gula. Cópia ou reprodução proibida. O relato é com base em uma ou mais experiências que a equipe do blog visitou o local, sendo a opinião única e exclusiva do blog Gole & Gula.