Lado B: Lançamento da Carta de Gins – Campinas (SP)

Festa de lançamento da Carta de Gim Tônica do Lado B

Na última terça-feira, o Lado B fez uma noite especial de lançamento da Carta de Gim Tônica, sendo que o Gole & Gula foi um dos convidados da imprensa para prestigiar o evento, que contou com três dos oito gins lançados, que foram harmonizados com alguns aperitivos que fizeram toda a diferença na experiência sensorial.

                                   

 

Como é sabido, o gim surgiu no século 17 na Holanda, tendo iniciado como medicamento para dores no estômago, artrite e gota até sua presença indispensável na seleção de garrafas de todo botequim que se preze. Sempre protagonista, a bebida experimentou sua queda ao quase ostracismo nas décadas de 1990 e 2000, mas voltou ao estrelato dos grandes balcões por todo o mundo há pouco mais de uma década. A onda chegou às principais cidades brasileiras e desembarca agora no Lado B com força de tsumani.

                                   

O bar lançou neste mês junto ao seu já conhecido cardápio de comidas e chopes especiais a Carta de Gim Tônica (GyT), composta por oito drinques. “Sempre buscamos novidades. Com a carta, pretendemos também levar aos nossos clientes verdadeiras opções de Gim Tônica, feitas conforme os princípios da coquetelaria clássica”, diz Caco Piccoli, um dos proprietários do Lado B.

       

É neste momento que entra em campo, ou melhor, atrás do balcão, o bartender Lemon Diez e sua bagagem profissional de 28 anos atuando no Brasil e no exterior. A proposta, ele explica, é de revisitar o clássico sem descaracterizá-lo, isto é, com uma sutil – porém inovadora – interferência. “O clássico é preparado igualmente em todo mundo, catalogado pela IBA (Internacional Bar Association), então há um padrão. Se simplesmente misturar suco, xarope e fruta, deixa de ser um Gim Tônica clássico. O que eu fiz foi trazer uma nova experiência por meio de infusões e vaporizações sem mascarar a essência do gim e da tônica”, revela. Todos levam, por exemplo, a vaporização na finalização para acentuar aromas e sabores.

Diferentes processos e curiosos elementos botânicos. Assim o mixólogo criou a carta, tendo como premissa apenas rótulos de alta qualidade – somente linhas premium e superpremium com graduações alcoólicas que variam de 40º a 47º, como Bulldog, Beefeater, Nordés, o brasileiro Amazzoni (Petro), entre outros. O resultado é uma sensação inédita e deliciosa.

Carta com Oito GyT – Lado B

 – Beefeater

Infusão com mel e laranja desidratada

Vaporização com camomila

– Beefeater 24

Infusão com cardamomo e pimenta-rosa

Vaporização da infusão com cardamomo

– Bulldog

Infusão com hibisco e zimbo

Vaporização com zimbro

– Nordés

Sem infusão

Vaporização com basílico e manjericão

– Gordon’s

Infusão com jasmim, casca de limão siciliano e carambola desidratada

Vaporização com jasmim

– Tanqueray

Infusão com cascas de limão siciliano e alecrim

Vaporização com alecrim

– Hendrick’s

Infusão com pepino e pétalas de rosas

Vaporização com água de rosas

– Amazzoni

Infusão com capim santo e bitter de tangerina

Vaporização com mexerica

Bar Lado B
Lado B (Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo, Campinas, f. 3249-0014)
Funcionamento: Segunda-feira, das 11h30 às 15h; terça a sábado, das 11h30 à 1h;
e domingo, das 12h às 16h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.