Ciência, Cerveja e Entretenimento: Chopp comCiência 3ª temporada – Campinas (SP)

Ciência, Cerveja e Entretenimento – 3ª temporada do Chopp comCiência! O sarau científico que já virou tradição em Campinas retorna com muita cerveja gelada e papo quente!

No primeiro encontro do ano, dia 06 de março, o tema faz menção ao Dia Internacional da Mulher, com um bate- papo sobre a contribuição da força de trabalho feminina no desenvolvimento da economia e também para a melhor qualidade de vida das mulheres. Contaremos com a presença das Economistas Marilane O. Teixeira e Eugenia T. Leone.

“As mulheres são desvalorizadas socialmente em todas as esferas porque são reconhecidas apenas pelo seu papel de reprodução. Isso se manifesta nas condições de inserção no espaço público, marcado pela desigualdade e pela segregação, reflexo de uma estrutura penetrada por normas e valores sociais.”  Ressalta Marilane Teixeira.

Já no dia 20 de março, convidamos o Biólogo José Luiz P. Módena e o Infectologista Rodrigo N. Angerami para conversarmos sobre o vírus da Febre Amarela, esclarecendo o que são esses agentes, o porquê dessa explosão de infectados nos últimos anos,  o impacto dos vetores e dos reservatórios naturais para a transmissão e disseminação dessas doenças, além de informarem sobre como se dá a imunização por meio das vacinas e desmistificarem os boatos em torno do assunto.

Realizado desde 2016, o Chopp comCiência já promoveu 54 encontros com a participação de mais de 4 mil pessoas e é uma iniciativa da NuminaLabs, empresa de geração de conteúdo científico e educacional, que traz uma proposta diferente ao público: debater assuntos polêmicos, curiosos e importantes com a presença de cientistas de diversas áreas acadêmicas que deixam seus laboratórios para um bate-papo com leigos, estudantes, pesquisadores e demais interessados, formando um público bastante diverso em uma roda de conversa informal.

Regados a boas doses de chope, já foram abordados temas como Engenharia Espacial, Terras Indígenas, Ficção Científica, Dinossauros Brasileiros, Mulheres na Ciência, Astronomia e, em referência ao “Outubro Rosa”, ocorreram quatro edições Rosa comCiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e apoio dos Institutos CNPEM, IMAMA  e UNICAMP.

O “Chopp comCiência” é gratuito, aberto ao público e ocorre quinzenalmente, às terças-feiras, às 20h, no Alzirão Empório e Bar, no distrito de Barão Geraldo.

Programação:

– 06/03- “A Economia Feminista”
– 20/03 – “Febre Amarela: causa e controle”
– Horário: 20h
– Local: Alzirão Empório e Bar:  Rua Francisco de Barros Filho, 432 – Barão Geraldo

www.facebook.com/choppcomciencia
www.numinalabs.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.