Cervejaria Campinas lança duas novas cervejas IPA no Festival Brasileiro da Cerveja

Cervejaria Campinas lança duas novas cervejas IPA no segundo maior
concurso de cervejas do mundo
Será a primeira vez que os novos rótulos, lançados este ano, serão apresentados engarrafados. A Cervejaria terá um total de 9 cervejas concorrendo, entre elas as premiadas FORASTEIRA American Amber Ale e FORASTEIRA American Wheat.
A Cervejaria Campinas aumentará sua família e lançará suas novas cervejas do estilo American IPA, a Eldorado PUNCH IPA e Imperial TANK IPA durante o Concurso Brasileiro da Cerveja que acontece no Festival Brasileiro da Cerveja, de 7 a 10 de março, em Blumenau (SC). O evento é o maior da América Latina e o segundo maior do mundo em volume de inscrições, ficando atrás somente do americano World Beer Cup.
Neste ano, o Concurso Brasileiro da Cerveja bateu um novo recorde de inscrições. Estão concorrendo mais de 2859 rótulos de 148 estilos diferentes de cervejarias brasileiras. A Cervejaria Campinas entra na competição com os dois lançamentos e leva também outros sete rótulos, entre eles, a família Forasteira que já levou dois prêmios no último ano no mesmo evento.As novatas ANDARILHA Oatmeal Stout e LEGIONÁRIA Weizen, lançadas no final do ano passado, estarão competindo pela primeira vez junto da Reality Beer Show ESB, cerveja criada após o web Reality Show Cervejeiro “Minha Primeira Cerveja”. As veteranas da família FORASTEIRA Amber Ale, IPA, Lager e Wheat voltam para buscar um segundo prêmio.“Estamos muito felizes por conseguir lançar duas cervejas num evento tão importante como este e ainda ter a chance de concorrer com cervejarias de todo país. A Cervejaria Campinas tem pouco tempo de vida, mas todos os prêmios já ganhos e a oportunidade de inscrever nove rótulos para essa competição mostra nosso comprometimento em produzir uma cerveja artesanal de excelente qualidade”, conta Ladir Almada, sócio da empresa.
Das 679 cervejarias registradas no país, mais de 70% delas mandaram receitas para a competição. O número de cervejarias passou de 332 no ano passado para 475 e todas as receitas serão avaliadas por mais de 82 jurados brasileiros e estrangeiros.Aumento de cerveja artesanal Brasil
Nos últimos anos, as cervejarias artesanais têm ganhado espaço e conquistado os consumidores brasileiros que, mesmo bebendo menos, como mostram as pesquisas das agências Euromonitor e Nielsen feitas em 2017, estão preferindo gastar mais e investir em rótulos premium com novos sabores.

O setor de cervejas premium representava apenas 7% do volume total da cerveja consumida no Brasil em 2007. Em 2016, essa proporção subiu para 11%, de acordo com dados do Euromonitor. Dentre as premium, destaca-se o crescimento das cervejas artesanais, produzidas por micro cervejarias, que hoje já alcançam 1% do mercado. Segundo a Associação Brasileira das Microcervejarias (Abracerva), o país conta hoje com 650 microcervejarias e a expectativa é que apenas  a fatia das cervejas artesanais chegue a 9% do mercado em 2022.

Sobre a Cervejaria Campinas
O mestre cervejeiro da Cervejaria Campinas, Carlos Alberto Colombo, começou sua carreira quando a arte de fabricar a bebida ainda era algo restrito às grandes cervejarias, em meados de 1991, na sua própria casa.
Trabalhou como cervejeiro em uma grande choperia em Campinas, que tinha sua produção em Curitiba e lá aprendeu técnicas e desenvolveu algumas habilidades que mais tarde o ajudaram a fundar sua primeira fábrica em Piracicaba, onde atuou por 15 anos.

Há pouco mais de um ano, o mestre cervejeiro, junto do irmão João Paulo Colombo e mais um amigo, Ladir Almada Neto, resolveram abrir uma nova fábrica em Campinas, que carrega o nome da cidade e já está presente em mais de 100 bares, pubs, restaurantes e empórios de Campinas e Região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.